Bares de jazz espalhados por todo o mundo foram objeto de ilustração do Arquiteto Jose Ricardo Basiches e deram tema ao stand projetado para a marca Armstrong, pensado e construído para que experiências reais sensoriais acontecessem no pavilhão. Bastante conhecido por seus desenhos a mão livre, em guardanapos e superfícies diversas e inusitadas, Basiches afirma que não sai de casa sem a caneta no bolso. “Desenhar, para mim, é além de um hobby. É uma forma de experimentar o ambiente em que estou”, completa o arquiteto. Essas ilustrações permearam muitos elementos no stand durante a Expo Revestir 2023, em especial os painéis acústicos de parede e forro, trazendo a proposta de que Design + Acústica pode partir de um olhar diferenciado dos arquitetos e dos consultores de acústica, em relação aos produtos já existentes no mercado.
Também como destaque no stand, um ambiente de convivência na coloração laranja, com painéis e forros absorvedores, chamaram bastante atenção do público pela tonalidade, e pela experiência de conforto acústico em meio ao ambiente bastante ruidoso da feira. A possibilidade de personalização de painéis, com ilustrações, cores, alternativas madeiradas e outras, deixam o arquiteto livre para criação de soluções customizadas aos clientes, contribuindo ainda mais para a queda do tabu de que acústica e design não podem estar juntos no mesmo ambiente. No espaço de todo o stand, era perceptível o som de jazz, com o tratamento acústico apropriado; foi escolhido jazz por ser um tipo de música de tratamento mais apurado, em que sons graves e agudos precisam estar em harmonia, absorvidos e refletidos na medida certa.
Conteúdos em formato talks rápidos, com linguagem fácil, sobre assuntos complexos, transformou os 3 encontros promovidos pela marca em bate-papos descontraídos, com experts no assunto.
Nos dois primeiros, com a participação de Marcos Holtz e Carolina Monteiro, da Harmonia Acústica, os arquitetos presentes responderam a provocações feitas pela Carolina, sobre barreiras de utilização de materiais acústicos e aprofundamento de estudos de acústica dos ambientes. Marcos falou amplamente sobre perspectivas futuras de comportamento de compra de apartamentos pela internet, e do quanto a acústica realmente precisará ser considerada em projeto.
O terceiro talk aconteceu com Sergio Akkerman, da Akkerman Alcoragi Acústica, e com Jose Ricardo Basiches, no qual ressaltou-se a importância dos projetos de acústica e design serem trabalhados juntos. Akkerman reforça o conceito: “O segredo é o projetista de acústica entender a necessidade do arquiteto e conhecer as soluções disponíveis no mercado e utilizá-las a seu favor. Vale lembrar, que projetos e empresas que não seguem as normas de acústica, tem sido amplamente criticadas, em especial nas redes sociais.”
Com quase o dobro da área e com mais de 85 mil visitantes, a Expo Revestir esse ano estreou em casa nova. Grande desafio para as marcas expositoras, já que as soluções de produtos estão cada dia mais inovadoras e diferenciadas.
Nessa disputa pela audiência e atenção dos visitantes, a estratégia da Armstrong foi olhar para tendências além do óbvio. Dar um passo atrás e entender um pouco mais sobre os novos modelos de ocupação de ambientes, trouxe um entendimento maior e mais estruturado para a indústria, em relação aos desafios dos profissionais da área, nos novos modelos de ocupação de ambientes, pós-pandemia. Produtividade, saúde mental, conforto e bem estar fazem parte, cada vez mais, do escopo de projetos dos arquitetos. Aproximar o conhecimento de acústica à vivência de design dos profissionais, fortalece o cliente, o arquiteto e a marca. A Armstrong entende seu papel na educação de profissionais do setor, com know-how de tratamento acústico dos mais diversos ambientes, construídos ao redor de quase todo o planeta.
Para conhecer mais sobre a Armstrong, visite o catálogo de produtos.